Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1011
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1786.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A agricultura no nordeste brasileiro: oportunidades e limitações ao desenvolvimento
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1786: A agricultura no nordeste brasileiro: oportunidades e limitações ao desenvolvimento
Agriculture in Northeast Brazil: opportunities and constraints to development
Authors: Castro, César Nunes de
Abstract: A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, desde os primórdios da colonização até o século XXI. No Nordeste brasileiro, a agricultura tem papel de destaque na economia regional, sendo o objetivo deste estudo avaliar a situação recente da agricultura nordestina com o intuito de identificar limitações e oportunidades ao seu desenvolvimento e debater propostas de políticas públicas que possam contribuir para a ampliação da produção agrícola regional. Vários fatores são frequentemente apontados como potenciais entraves ao desenvolvimento da agricultura nordestina, entre eles questões ambientais, deficiência logística, atraso tecnológico, falta de crédito, falta de assistência técnica, entre outros. No geral, constata-se a baixa produtividade atual da maioria das cadeias produtivas componentes da agricultura nordestina. Entre as causas desse cenário incluem-se questões como uma crise de investimentos e a dificuldade dos produtores de intensificar seus sistemas produtivos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1215
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.