Publicação: Modelo lógico para análise de políticas públicas em perspectiva histórica
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Porto Alegre, RS
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1920-1937
País
BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Texto para Discussão (TD) 2572 : Modelo lógico para análise de políticas públicas em perspectiva histórica
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Resumo
Este trabalho propõe uma representação hipotética de uma política pública em perspectiva histórica, conforme teria sido realizada na modernização da cidade de Porto Alegre, no final da década de 1920 até a decretação do Estado Novo em 1937. O caso concreto foi analisado na tese de doutorado em planejamento urbano e regional defendida pelo autor, destacando-se aqui o recorte metodológico relativo ao uso do método do modelo lógico de referência do Ipea para a análise de um problema/programa de circulação urbana de pessoas e mercadorias. O exercício apresentado compreende os três componentes desse modelo: uma explicação do problema e as referências básicas do programa; uma estruturação do programa para alcance de resultados esperados; e a identificação de fatores relevantes de contexto. As evidências para a elaboração dos três componentes foram buscadas em fontes históricas, que também apoiaram uma análise de vulnerabilidade do modelo lógico do programa de circulação, de modo a explicar os motivos pelos quais a estruturação do programa não teria possibilitado o tratamento mais adequado das causas do problema identificado. Por fim, apresentam-se considerações sobre aplicações retrospectivas do modelo lógico, que podem agregar conhecimentos sobre os atos concretos da implementação de políticas públicas no passado e, assim, possibilitar explicações mais robustas para os problemas que persistem e devem ser enfrentados por novos programas no presente.
Resumo traduzido
This paper proposes a hypothetical representation of a policy seen in historical perspective. The modernization of the city of Porto Alegre, in the south of Brazil, from the end of the 1920s until 1937 was the empirical object of the author’s PhD thesis in Urban and Regional Planning. Here we highlight its methodological framework, namely a logical model developed at the Institute for Applied Economic Research (Ipea), here applied for the outline of an urban circulation problem/program. Such configuration includes the three components of the logical model: an explanation of the problem and the program’s basic references; the program’s structuration towards the achievement of desired outcomes; and the identification of relevant factors of context. We sought evidence for the representation of the three components in historical sources, which have also supported a vulnerability analysis of the program’s logical model. Such analysis permits to explain why the program’s structuration would not have allocated the most adequate treatment to the problem’s causes. We finally present considerations on retrospective uses of the logical model, which may aggregate knowledge on concrete acts of policy implementation in the past, in order to provide more robust explanations of problems that persist and must be tackled by new programs in the present.
