Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10264
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2597.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2597_sumex.pdf135.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Carrossel burocrático nos cargos de confiança : análise de sobrevivência dos cargos de direção e assessoramento superior do executivo federal brasileiro (1999-2017)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2597 : O Carrossel burocrático nos cargos de confiança : análise de sobrevivência dos cargos de direção e assessoramento superior do executivo federal brasileiro (1999-2017)
Authors: Lopez, Felix Garcia
Silva, Thiago Moreira da
Abstract: Analisamos o tempo de permanência dos nomeados para cargos de direção e assessoramento superior (DAS) da administração federal brasileira e os fatores que afetam aquele tempo, no período 1999-2017. De acordo com o estudo, a duração mediana em um cargo de DAS é de 25 meses, mas a permanência no alto escalão (nível 5 e 6) é menor. Cerca de 30% dos nomeados não completa o primeiro ano de trabalho e menos de 30% permanece no mesmo cargo por um mandato presidencial completo, que é de quatro anos. O tempo de permanência dos ministros, estar ou não filiado a um partido, pertencer às carreiras do setor público e o local de exercício do cargo influenciam as chances de permanência dos nomeados. Argumenta-se, com base na teoria disponível, que o reduzido tempo de permanência de nomeados no cargo é um dos principais obstáculos para o Estado ampliar suas capacidades e tornar mais eficiente o ciclo de planejamento das políticas públicas. Sugere-se racionalizar e reformular regras que criem condições para maior estabilidade temporal dos nomeados, pelo menos dos setores intermediários – o médio escalão – da burocracia decisória.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.