Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1050
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1782.pdf1 MBAdobe PDFView/Open
Title: A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1782: A sustentabilidade ambiental da agropecuária brasileira: impactos, políticas públicas e desafios
The environmental sustainability of Brazilian agriculture: impacts, policy and challenges
Authors: Sambuichi, Regina Helena Rosa
Oliveira, Michel Ângelo Constantino de
Silva, Ana Paula Moreira da
Luedemann, Gustavo
Abstract: Este estudo tem como objetivo discutir o tema da sustentabilidade ambiental do setor agropecuário brasileiro, tratando de questões relacionadas aos impactos do crescimento do setor sobre o meio ambiente, políticas atuais e estratégias necessárias para mitigar esses impactos. Historicamente, as políticas agrícolas aplicadas no Brasil não consideraram os potenciais impactos negativos do modelo de desenvolvimento adotado, levando a um desequilíbrio no tripé da sustentabilidade ao privilegiarem o aspecto econômico em detrimento do social e ambiental. Só muito recentemente, os policy makers começaram a atentar para as questões relativas à sustentabilidade do setor e a instituir políticas com esse objetivo. O desafio de desenvolver a produção agropecuária com sustentabilidade, porém, exigirá a adoção de múltiplas estratégias que passam pela geração e difusão de tecnologias ambientalmente adequadas, estruturação de sistemas de informações agroambientais integrados e aplicação de instrumentos econômicos que possam minimizar as externalidades negativas do setor.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.