Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10526
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2637.pdf737.54 kBAdobe PDFView/Open
td_2637_sumex.pdf159.75 kBAdobe PDFView/Open
Title: Universidades federais na pandemia da Covid-19 : a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino?
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2637 : Universidades federais na pandemia da Covid-19 : a falta de acesso à internet interdita mesmo o ensino?
Authors: Castioni, Remi
Melo, Adriana Almeida Sales de
Nascimento, Paulo Meyer
Ramos, Daniela Lima
Abstract: Discute-se neste texto a paralisação das atividades de ensino nas universidades federais brasileiras quando da eclosão da pandemia da Covid-19 e em que medida a falta de acesso à internet interditaria a retomada dessas atividades de forma remota. Abordam-se estratégias político-educacionais de enfrentamento à pandemia confluentes às recomendações da Organização Mundial da saúde (OMS). Analisam-se as respostas imediatas das universidades quando as atividades presenciais precisaram ser suspensas. Apresentam-se dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que dimensionam o tamanho do problema de acesso à internet entre estudantes da educação superior. Dado que 98% estão conectados, urge viabilizar internet e letramento digital aos 2% sem acesso. Não transparecem, todavia, justificativas consistentes para prolongar a interrupção das atividades de ensino-aprendizagem nas universidades federais. O ensino remoto emergencial (ERE) surge como caminho imediato em meio à pandemia, mas são as metodologias de ensino híbrido que tendem a se consolidar no mundo pós-pandemia – o que, cedo ou tarde, exigirá das universidades federais brasileiras novas atitudes e estratégias. Universalizar o acesso à internet entre seus estudantes não basta, mas é condição necessária e primordial para viabilizar o ERE e o ensino híbrido nas universidades. Ao lado das considerações sobre a retomada de aulas durante e sobre o futuro das universidades federais após a pandemia da Covid-19, a grande contribuição deste texto é apresentar estimativas do tamanho do problema de falta de acesso entre estudantes de cursos superiores – problema esse, como as estimativas indicam, de tamanho insuficiente para justificar completa e prolongada interrupção das atividades de ensino-aprendizagem.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.