Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10535
Files in This Item:
File SizeFormat 
AntidumpingeConcorrencianoBrasil_cap7.pdf250.16 kBAdobe PDFView/Open
Title: Antidumping e concorrência no Brasil : uma avaliação empírica
Authors: Kannebley Júnior, Sérgio
Remédio, Rodrigo Ribeiro
Oliveira, Glauco Avelino Sampaio
Abstract: Este estudo analisou o impacto das medidas antidumping (AD) sobre a produtividade e o poder de mercado das firmas industriais brasileiras. A impressão inequívoca trazida pelos resultados apresentados é que, de acordo com as predições da teoria de comércio internacional, a aplicação dessas medidas pelo governo brasileiro tem contribuído para o ambiente de redução da produtividade da indústria, juntamente com o aumento do poder de mercado das firmas diretamente beneficiadas por essas medidas. Os resultados apresentados demonstram que os setores mais produtivos e com maior margem de lucro bruto são os principais beneficiários destas medidas, sendo que os resultados obtidos não se traduzem em benefícios para a atividade econômica em geral. Verificou-se que a aplicação das medidas AD favoreceu esses setores na medida em que implicou um aumento de sua margem bruta de lucro, mas, em contrapartida, levou à redução de sua eficiência produtiva.
References: Capítulo de livro publicado em: Avaliação de políticas públicas no Brasil : uma análise das políticas de defesa da concorrência : volume 5 / editores: Guilherme Mendes Resende, Nilo Luiz Saccaro Junior e Mário Jorge Mendonça – Brasília: Ipea, 2020.
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10405
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Capítulo de Livro
Appears in Collections:Comércio Internacional: Capítulos de Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.