Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1775.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Políticas de conteúdo local no setor petrolífero: o caso brasileiro e a experiência internacional
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1775: Políticas de conteúdo local no setor petrolífero: o caso brasileiro e a experiência internacional
Local content policy in the oil sector: the case of Brazilian and international experience
Authors: Xavier Junior, Carlos Eduardo Ramos
Abstract: Os impactos da exploração e produção (E&P) de grandes reservas de petróleo e gás natural sobre a economia de um país são bastante controversos. Certos países têm demonstrado incapacidade de se desenvolver com base nestes recursos enquanto outros conseguem atingir o sucesso. Um importante fator nessa equação são as regras de conteúdo local (CL), que podem obrigar a indústria petroleira a utilizar insumos nacionais, podendo influenciar positivamente ou negativamente o resultado obtido. Este trabalho analisa o caso brasileiro com base na experiência internacional e conclui que, apesar de já ter obtido certo grau de sucesso, a política brasileira de CL deve ser melhorada com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência da Doença Holandesa de modo a: i) fortalecer o papel da Coordenação de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de fiscalização e transparência; ii) conhecer melhor os desdobramentos da indústria petrolífera para a economia nacional; e iii) considerar capacidade e potencial de especialização da indústria nacional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros
Energia: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.