Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10834
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2695.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2695_sumex.pdf123.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: O Que fazem – ou deveriam fazer – os governos estaduais na gestão das políticas sociais
Other Titles: Texto para discussão (TD) 2695 : O Que fazem – ou deveriam fazer – os governos estaduais na gestão das políticas sociais
Authors: Licio, Elaine Cristina
Palotti, Pedro Lucas de Moura
Meneses, Aérica de Figueiredo Pereira
Pontes, Pedro Arthur de Miranda Marques
Abstract: Com um recorte temporal que abrange o período posterior à promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), este texto descreve, analisa e compara as principais atribuições reservadas aos governos estaduais no campo das políticas de educação, saúde e assistência social. Além disso, aborda a forma com que os estados têm de fato atuado nas três políticas ao longo desse período. Os estados mantiveram papéis relevantes na provisão de serviços, incumbiram-se do cofinanciamento e foram chamados a responder pelo apoio técnico, com o objetivo de que os municípios pudessem estruturar uma oferta própria nos serviços básicos, embora com significativa variação na maneira como os têm de fato assumido. Por razões diversas, decorrentes inclusive de legados de implementação e de prioridades políticas de cada ente, observou-se que essa variação é maior em aspectos cuja regulação é menos efetiva, como na assistência social, na qual não há mínimos constitucionais de aplicação orçamentária, o que a torna mais dependente das prioridades políticas de cada governo eleito. Em todo caso, avaliamos que as regras atuais não impedem que os estados façam a diferença nos resultados da política, o que, todavia, não quer dizer que estejam conseguindo induzi-los a efetivar as responsabilidades que lhe foram reservadas, de modo que o compromisso e o empenho desses agentes permanecem como desafio a ser efetivado pelos respectivos arranjos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.