Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1094
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1766.pdf751.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Sobreapreciações cambiais e composição de comércio exterior nos países emergentes
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1766: Sobreapreciações cambiais e composição de comércio exterior nos países emergentes
Authors: Rocha, Marcos
Marconi, Nelson
Abstract: Este trabalho visa avaliar a hipótese de que sobreapreciações da taxa de câmbio real (TCR), à medida que induzem a substituição de bens manufaturados domésticos por importados, tendem a reduzir a participação dos setores que os produzem nas exportações dos países emergentes. Assim, é testado o efeito de sobreapreciações sobre a participação dos setores primário e manufatureiro na composição da pauta de exportação dos países emergentes para o período entre 1970 a 2004. Para isso, estimou-se um índice de sobreapreciação cambial por meio de técnicas de painel cointegrado dinamic ordinary least squares (DOLS). Os resultados evidenciam que os episódios de sobreapreciação caracterizados pelo índice têm relação negativa com a participação de manufaturados nas exportações.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Prsquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.