Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11055
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bepi_30_cenarios_reducao.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Cenários para a redução dos custos de comércio no Mercosul : efeitos sobre o comércio regional e mercado de trabalho brasileiro
Authors: Carneiro, Flavio Lyrio
Abstract: O artigo estima os efeitos da redução de custos de comércio dos quatro membros fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) sobre o comércio regional e sobre a dinâmica setorial do mercado de trabalho brasileiro, utilizando o modelo de Lorenzo Caliendo, Maximiliano Dvorkin e Fernando Parro, que possui elementos como fricções de mercado de trabalho e interconexões de insumo-produto entre setores. Consideram-se dois cenários contrafactuais sobre a trajetória dos custos de comércio dos países do Mercosul. Os resultados sugerem que esforços similares de redução de custos de comércio similares podem ter resultados bastante distintos sobre o comércio regional, a depender de sua abrangência geográfica: reduções limitadas às transações entre os quatro países levam à substituição de produção doméstica por comércio intrabloco, pouco afetando os fluxos extrabloco, enquanto reduções gerais nos custos dos quatro países afeta também o comércio com parceiros extra-Mercosul. Os efeitos sobre o mercado de trabalho brasileiro também são distintos, embora quase sempre modestos.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10980
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10919
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada à fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim de Economia e Política Internacional - Artigos
Appears in Collections:Comércio Internacional: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.