Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1112
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0061.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estocagem e variação estacional de preços: uma análise da política de crédito de comercialização (EGF)
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 61: Estocagem e variação estacional de preços: uma análise da política de crédito de comercialização (EGF)
Storage and seasonal price variation: an analysis of marketing credit policy (EGF)
Authors: Rezende, Gervásio Castro de
Abstract: O texto discute a política de sustentação de preços como sendo preferível à concessão de crédito subsidiado à produção, tanto sob o aspecto de eficácia relativa dos dois instrumentos, quanto do ponto de vista de equidade. Observa que apesar de haver vários trabalhos e análises da política de garantia de preços mínimos, seus resultados efetivos são pouco conhecidos. Focaliza em especial o EGF (Empréstimo do Governo Federal), que é uma política de estímulo, via crédito, à estocagem privada de produtos agrícolas. Apresenta também uma estrutura básica de análise da relação entre estocagem e variação estacional de preços e mostra de que maneira o programa EGF afeta o custo financeiro e o risco associados à estocagem, interferindo, assim, na variação estacional de preços e no subjacente equilíbrio de estocagem. Ademais, apresenta evidências empíricas em apoio à hipótese formulada quanto ao efeito do EGF.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.