Publicação: Governos devem incentivar a internacionalização de empresas? Uma análise do caso da Alemanha
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Alemanha
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Com a globalização, empresas nacionais ampliam seus negócios internacionais por meio de investimento complexo e de alto risco. Uma questão central é qual o papel do Estado e que tipos de apoio os governos devem dar ao processo de internacionalização das firmas. O estudo objetiva: i) compreender e explicar quais são as motivações e os determinantes da internacionalização de empresas; ii) identificar políticas e instituições que contribuem usualmente nesse processo; e iii) observar como o Estado internacionalizado evoluiu com a globalização. Analisa-se o caso da Alemanha, país cuja inserção internacional está focada na regionalização, na cooperação internacional como instrumento facilitador dos investimentos de suas empresas no exterior e na competição por ativos estratégicos para potencializar o desenvolvimento de setores de maior complexidade tecnológica.
Resumo traduzido
With globalization, national enterprises expand their international businesses through complex and high-risk investment. A central issue in this context is the role of the State and what kinds of support governments should provide to the firms. This study aims at: i) understanding and explaining the motivations for and the determinants of the internationalization of firms; ii) identifying policies and institutions that usually contribute to this process; and iii) verifying how the internationalized State has evolved with globalization. The article analyzes the case of Germany, a country whose international insertion focuses on regionalization, international cooperation as an instrument to facilitate outward foreign direct investment (FDI), and competition for strategic assets as a means of potentializing the development of technologically advanced industries.
