Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1117
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1750.pdf441.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Representação política e conferências: os desafios da inclusão da pluralidade
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1750: Representação política e conferências: os desafios da inclusão da pluralidade
Authors: Almeida, Débora Rezende de
Abstract: As conferências de políticas públicas são instâncias participativas institucionalizadas que ofuscam a separação tradicional entre Estado e sociedade e geram dinâmicas de representação política diferentes do modelo eleitoral de democracia. Nestes espaços, a sociedade civil é chamada para representar a pluralidade das demandas sociais e para ampliar a inclusão política a partir da deliberação de políticas que expressem diferentes opiniões, interesses e perspectivas. Partindo desta aposta normativa, o texto aborda o problema da autorização, prestação de contas e responsividade, mostrando como estas experiências se relacionam com estes critérios e quais são as variáveis que contribuem ou impedem para o exercício de uma representação democrática, em termos de efetiva influência da sociedade, na deliberação das políticas públicas no Brasil. Argumenta também que a legitimidade democrática das instituições participativas precisa ser buscada na conexão entre as diversas arenas deliberativas e não somente na ação singular de cada indivíduo ou instituição.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.