Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1128
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1761.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Perfil e dinâmica do emprego em telecomunicações no Brasil entre 1998 e 2011
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1761: Perfil e dinâmica do emprego em telecomunicações no Brasil entre 1998 e 2011
Authors: Sousa, Rodrigo Abdalla Filgueiras de
Nascimento, Paulo A. Meyer M.
Abstract: Exploram-se aqui três questões relacionadas ao emprego no setor de tecnologias da informação e comunicação (TICs), considerando os segmentos da indústria e de serviços. Primeiro, avalia-se a evolução da estrutura de empregos do setor desde 1998. Segundo, verifica-se, por meio do grau de intensidade em postos de trabalho de natureza técnicocientífica, o potencial de inovação das firmas. Terceiro, analisa-se se a disponibilidade de profissionais técnico-científicos se apresenta como um fator de restrição ao crescimento do setor. Os resultados apontam que a estrutura de emprego no setor de TICs, particularmente no segmento de serviços, tem características diferenciadas em relação à média da economia brasileira, tais como média salarial elevada, grande participação de jovens, seleção de empregados com elevado nível de escolaridade e maior concentração em ocupações técnico-científicas. Por fim, sob uma perspectiva de longo prazo, os resultados não confirmaram a hipótese de ter havido uma escassez de pessoal técnicocientífico entre 1998 e 2009; contudo, sob uma ótica de curto prazo, os dados sugerem um desequilíbrio em dois períodos – de janeiro a setembro de 2008 e a partir de julho de 2010. Os dados também revelam possíveis fragilidades na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), devido às altas taxas de rotatividade de funcionários e baixos índices de crescimento de empregos das carreiras técnico-científicas.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1157
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.