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Política agrícola e desenvolvimento da área de influência do projeto de integração do Rio São Francisco

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Texto para Discussão (TD) 2792 : Política agrícola e desenvolvimento da área de influência do projeto de integração do Rio São Francisco

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Resumo

Parte considerável da população da área de influência (AI) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) nos estados de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará sobrevive a partir da produção agropecuária nos cerca de 500 mil estabelecimentos agropecuários espalhados por toda a AI do PISF. Espera-se que o PISF, com outras políticas públicas, contribua para o desenvolvimento dessa porção tão carente do semiárido brasileiro. O objetivo deste texto consiste em analisar a execução de algumas das políticas agrícolas do governo federal no território composto pelos 398 municípios da AI do PISF. Especial ênfase analítica é conferida a iniciativas relacionadas à agricultura familiar, categoria na qual é classificada a maioria dos estabelecimentos agropecuários da região. Nesse sentido, duas políticas públicas de suporte à agricultura familiar, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), constituem pontos focais da análise exposta ao longo do texto. Entre os achados do estudo, destaque para a cobertura do Pronaf na região, cerca de 99,9% dos estabelecimentos familiares têm vínculo com o Pronaf. Um segmento do setor agrícola que constantemente é alvo de projetos e políticas públicas na região é o da agricultura irrigada. Com relação a este, os dados demonstram que as metas estabelecidas pelo governo federal, por volta de 2005, para a área irrigada na região em 2025 estão muito longe de serem atingidas. Quanto a metas para a expansão da agricultura irrigada na AI do PISF, portanto, propõe-se alguma cautela.

Resumo traduzido

A considerable part of the population in the area of influence (AI) of the São Francisco Integration Program (PISF) in the states of Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte and Ceará survives from agricultural production in the approximately 500 thousand agricultural establishments scattered throughout the AI PISF. It is expected that the PISF, along with other public policies, will contribute to the development of this much-needed portion of the Brazilian semiarid region. The objective of this article is to analyze the implementation of some of the agricultural policies of the Federal Government in the territory composed of the 398 municipalities of the AI PISF. Special analytical emphasis is given to initiatives related to family farming, a category in which most agricultural esta¬blishments in the region are classified. In this sense, two public policies to support family farming, the National Program for Strengthening Family Agriculture (PRONAF) and the Food Acquisition Program (PAA), constitute focal points of the analysis exposed throughout the article. Among the findings of the study, special mention to the coverage of PRONAF in the region, about 99.9% of family establishments are linked to PRONAF. A segment of the agricultural sector that is constantly the target of projects and public policies in the region is irrigated agriculture. Regarding this, the data shows that the goals established by the Federal Government, around 2005, for the irrigated area in the region in 2025 are very far from being achieved. Therefore, some caution is proposed regarding the goals for the expansion of irrigated agriculture in the AI PISF.

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