Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1168
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1729.pdf3.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A hora e a vez do desenvolvimento regional brasileiro: uma proposta de longo prazo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1729: A hora e a vez do desenvolvimento regional brasileiro: uma proposta de longo prazo
The time and place of the Brazilian regional development: a proposal for a long-term
Authors: Carleial, Liana Maria da Frota
Cruz, Bruno de Oliveira
Abstract: O artigo defende o argumento de que o atual momento da economia e da sociedade brasileiras é propício para o estabelecimento de uma estratégia de desenvolvimento regional. O Brasil tem 60 anos de políticas de desenvolvimento regional, mas não obteve o êxito necessário para reduzir, de forma significativa, as desigualdades regionais. Considerando que há um conjunto de investimentos em infraestrutura e em setores estratégicos da indústria fora do eixo Rio–São Paulo, a complementação desses investimentos poderá conduzir a um adensamento das estruturas produtivas das regiões mais empobrecidas. A base desse argumento é oriunda do pensamento de Celso Furtado, para quem o subdesenvolvimento é uma produção do próprio desenvolvimento do capital, em certas circunstâncias, e apresenta como características centrais a heterogeneidade estrutural, a ausência de um núcleo inovador, como os países desenvolvidos tiveram, e uma incapacidade de diversificação produtiva cuja razão maior é a histórica vulnerabilidade externa. A natureza do subdesenvolvimento tem implicações significativas para a constituição dos mercados de trabalho e, ainda, condiciona um padrão desigual de distribuição de renda. As “boas novas” do cenário brasileiro podem permitir a reversão desse quadro.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.