Publicação: Preferências, instituições e política na reformulação e implementação do benefício de prestação continuada
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 1734: Preferências, instituições e política na reformulação e implementação do benefício de prestação continuada, Preferences, institutions and policy in redesigning and implementing continuous benefits
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste trabalho é analisada a influência das preferências sociais e políticas e das
instituições sobre a formulação e a implementação da política brasileira de garantia de renda não contributiva para pessoas com deficiência e idosas, denominada Benefício de Prestação Continuada (BPC). O argumento que orienta a análise é o de que os avanços e os recuos na evolução dessa política relacionam-se com o grau de convergência entre as preferências dos atores sociais e as dos atores políticos e com o tipo de estrutura institucional na qual eles interagiram. Na formulação, são distinguidas duas fases – a constitucionalização do direito, em 1988, e sua regulamentação pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), em 1993 –, que se diferenciam quanto ao efeito do grau de abertura institucional às preferências sociais sobre o escopo do BPC. Na implementação, verifica-se que mudanças nas preferências de atores políticos em posições estratégicas relacionam-se com variações no grau de responsividade política e de insulamento da burocracia e, correlativamente, com restrições e avanços no BPC, o que permite distinguir também duas fases (da Loas até o Estatuto do Idoso, em 2003; deste até o final da pesquisa, em 2010).
Resumo traduzido
Herein, the influence of institutions and of social and political preferences upon the
design and the implementation of the Brazilian non contributive income cash transfer to the elderly and disabled poor – Benefício de Prestação Continuada (BPC) – is
analyzed. The main argument is that forward and backward movements throughout the policy process were related to the degree of convergence of the social and political
stakeholder’s preferences as well as to the institutional environment where they interacted. Two stages are distinguished by particular events during the design period,
the end of the first being the appearance of BPC as a Constitutional right, in 1988, and
the end of the second marked by its final regulation in the Brazilian Social Assistance Law – Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), 1993. Such stages are distinct in regard to the influence of the institutional openness to social preferences about the BPC design. Along the implementation period, changes in key political stakeholder’s preferences were related to variations in the degree of political responsiveness and bureaucratic insulation, leading to restrictions and improvement in BPC. This period can also be divided in two stages, from Loas, 1993, to the Elder Person Protection Act (Estatuto do Idoso) in 2003, and then on.
