Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1174
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1731.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Plano Amazônia Sustentável: interações dinâmicas e sustentabilidade ambiental
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1731: Plano Amazônia Sustentável: interações dinâmicas e sustentabilidade ambiental
Sustainable Amazon Plan: dynamic interactions and environmental sustainability
Authors: Mota, José Aroudo
Gazoni, Jefferson Lorencini
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar interações das propostas do Plano Amazônia Sustentável (PAS) com as dinâmicas dos desmatamentos na Amazônia. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa do método de dinâmicas dos sistemas (system dynamics). O trabalho foi estruturado em três etapas principais. Inicialmente, realizou-se uma revisão aprofundada na literatura sobre as dinâmicas econômicas e socioambientais relacionadas ao desmatamento regional, que foram representadas por um modelo teórico. Em seguida, foi realizada uma análise das interações das principais estratégias relacionadas ao PAS com o sistema integrado do desmatamento. Esta análise foi realizada com foco principal na dimensão ambiental. Ao final, realizou-se uma análise da sustentabilidade ambiental frente às interações das principais estratégias do PAS sobre o sistema, no qual foram identificados estratégias-chave e pressupostos críticos à sustentabilidade ambiental na Amazônia brasileira.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.