Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1181
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1662.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
Title: Mapeamento de taxas bayesianas, com aplicação ao mapeamento de homicídios nos municípios brasileiros
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1662: Mapeamento de taxas bayesianas, com aplicação ao mapeamento de homicídios nos municípios brasileiros
Authors: Carvalho, Alexandre Xavier Ywata de
Silva, Gabriela Drummond Marques da
Almeida Junior, Gilberto Rezende de
Albuquerque, Pedro Henrique de Melo
Abstract: O mapeamento da taxa de ocorrência de eventos é uma importante ferramenta para o direcionamento de políticas públicas. Apesar disso, o tema não tem recebido a devida atenção por parte da maioria dos pesquisadores. Em muitos trabalhos, os índices utilizados apresentam sérios problemas quando as unidades geográficas possuem uma pequena população sob risco e quando o número de casos observados é muito baixo, como visto em Pringle (1996). Este trabalho pretende fazer uma revisão sobre o uso da estatística bayesiana como possibilidade para minimização da variabilidade dos dados. A estatística bayesiana discutida é chamada empírica, pois utiliza informação amostral para composição da distribuição a priori. As taxas estudadas serão exemplificadas por meio da análise de ocorrência de homicídios por município, em todo o Brasil, no ano de 2008.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.