Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1199
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1667.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Desafios e oportunidades para uma indústria espacial emergente: o caso do Brasil
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1667: Desafios e oportunidades para uma indústria espacial emergente: o caso do Brasil
Authors: Schmidt, Flávia de Holanda
Abstract: Nas últimas décadas, o projeto, desenvolvimento e emprego de serviços espaciais passaram a ser um pilar econômico relevante em diversas economias, em que a intensificação da importância das atividades, dos produtos e serviços espaciais ganha importância no processo de desenvolvimento econômico e social dos países. No Brasil, a despeito de o setor espacial ter sido considerado um dos três setores estratégicos pela Estratégia Nacional de Defesa (Decreto no 6.703, de 18 de dezembro de 2008), importantes avanços ainda são necessários para o pleno aproveitamento das oportunidades. O presente trabalho se destina a balizar o processo de análise das políticas governamentais em relação ao acesso ao espaço e ao aproveitamento dos seus benefícios, sendo uma etapa inicial para a produção de documentos técnicos que possam colaborar com os esforços de aprimoramento da ação governamental para a área espacial. Além de delinear o contexto em que atualmente se desenvolvem as atividades espaciais no mundo, com destaque para o seu impacto no desenvolvimento dos países, são apresentados alguns contornos da indústria espacial brasileira, por meio da análise das empresas da indústria nacional por estatísticas descritivas quanto ao perfil de exportação e importação e à qualificação e remuneração da mão de obra das firmas, o que permite concluir que o setor possui aspectos diferenciados em relação a outras indústrias em decorrência de sua intensidade tecnológica. É feita ainda a discussão dos principais desafios identificados para que a indústria espacial nacional se organize de modo a comportar o papel estratégico a ela destinado pelo Estado brasileiro por meio da Estratégia Nacional de Defesa.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3448
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Indústria: Livros
Indústria: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.