Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1238
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0149.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Análise comparativa de alguns resultados do suplemento previdência da PNAD-83 e dados da DATAPREV
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 149: Uma Análise comparativa de alguns resultados do suplemento previdência da PNAD-83 e dados da DATAPREV
A comparative analysis of some results of the supplement pension PNAD-83 and data DATAPREV
Authors: Beltrão, Kaizô Iwakami
Oliveira, Francisco Eduardo Barreto de
Abstract: A cargo do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social estão os programas de maior peso na chamada área social, alocando cerca de 6% do PIB. Virtualmente toda a população brasileira é elegível, de uma forma ou outra, a receber benefícios pecuniários e/ou assistência médica previdenciária. Em franco contraste com a importância sócio-econômica destes programas está o nível de qualidade estatística dos dados, em particular sobre contribuintes e beneficiários do sistema. Por esta razão, a iniciativa de incluir um suplemento sobre previdência numa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), parreceu, a priori, extremamente oportuno. Além disso, a existência de outros regimes de previdência social e possíveis interseções entre os mesmos, sobre os quais se tem apenas informações coletadas por via secundária, já justificaria em si a realização de uma pesquisa direta. A ideia básica deste trabalho é comparar os valores levantados pelo suplemento Previdência da PNAD-83 e os dados da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (DATAPREV).
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.