Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1301
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0158.pdf993.71 kBAdobe PDFView/Open
Title: Notas sobre a relação entre a inflação, o 13º salário e o déficit público
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 158: Notas sobre a relação entre a inflação, o 13º salário e o déficit público
Notes on the relationship between inflation, the 13th salary and the public deficit
Authors: Giambiagi, Fabio
Abstract: Diversos artigos foram escritos nos últimos anos mostrando a relação existente entre a inflação e os salários reais. Tais modelos tentam responder qual é o nível de salário real associado a diferentes taxas de inflação. Entretanto, eles não levam em consideração algumas variáveis que afetam o valor anual do salário real, das quais o 13º salário é particularmente importante. Este texto tem como objetivo avaliar a importância desse fator no caso brasileiro. No artigo são analisadas as vantagens resultantes do fato de que as pessoas recebem uma antecipação de 50 por cento do 13º salário que não sofre qualquer correção quando é descontada em dezembro. A conclusão paradoxal é que em condições de estabilidade o valor real desse salário adicional pode ser uma função direta da inflação. No final do texto é analisado o impacto sobre o déficit publico mostrando que a razão dispêndio com pessoal em dezembro/PIB tem aumentado nos anos recentes.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.