Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1306
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schettini, Bernardo Patta | - |
dc.contributor.author | Gouvêa, Raphael Rocha | - |
dc.contributor.author | Orair, Rodrigo Octávio | - |
dc.contributor.author | Gobetti, Sérgio Wulff | - |
dc.coverage.temporal | 1997-2010 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-06-27T19:00:14Z | - |
dc.date.available | 2013-06-27T19:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2011-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1306 | - |
dc.description.abstract | Este artigo estima o resultado primário estrutural e o impulso fiscal das administrações públicas brasileiras de 1997 a 2010. Foram realizados dois ajustes: i) inicialmente, foram identificadas receitas não recorrentes (incluindo as resultantes de contabilidade criativa); e ii) após esta primeira correção, ajustaram-se as receitas para os efeitos cíclicos do produto e do preço do petróleo (no caso dos royalties e participações especiais). As elasticidades e a trajetória de longo prazo das séries de referência foram estimadas por filtro de Kalman. Os resultados mostram a relevância do resultado estrutural no contexto do atual debate sobre credibilidade e rigidez das regras fiscais, bem como sua importância para análises da orientação da política fiscal brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Resultado estrutural e impulso fiscal: uma aplicação para as administrações públicas no Brasil, 1997-2010 | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1650: Resultado estrutural e impulso fiscal: uma aplicação para as administrações públicas no Brasil, 1997-2010 | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
dc.source.urlsource | http://www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 57 p. : il. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Impulso fiscal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resultado estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contabilidade criativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superavit primário estrutural | pt_BR |
dc.relation.references | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1363 | - |
ipea.description.objective | Apresentar estimativas inéditas do superávit primário estrutural e do impulso fiscal exercido pelas administrações públicas brasileiras entre 1997 e 2010, procurando distinguir o componente transitório dos resultados fiscais. | pt_BR |
ipea.description.methodology | A estratégia adotada está referenciada na metodologia utilizada nos trabalhos do FMI, uma vez que as elasticidades das receitas em relação ao ciclo foram obtidas por modelos econométricos. Porém, os tributos foram agrupados por base de incidência, seguindo, portanto, a metodologia de desagregação da OCDE, o que parece ser mais adequado ao caso brasileiro devido à dinâmica diferenciada dos tributos sobre a folha salarial e sobre os lucros. Além disso, a exemplo das aplicações no Chile e na Colômbia, são realizadas algumas adaptações às particularidades do país, quais sejam: i) não se efetuam ajustes pelo ciclo econômico nos gastos, mas ii) introduz-se um ajuste específico para as receitas mais voláteis da atividade petrolífera, ou seja, os royalties e as participações especiais do petróleo. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1650 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências Bibliográficas: inclui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Conteúdo: possui apêndices | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | This paper estimates the primary structural balance and the fiscal impulse for the Brazilian public administrations from 1997 to 2010. We performed two adjustments: i) initially, one-off measures (including those resulting from creative accounting) were identified; and, ii) after this correction, revenues were adjusted for fluctuations in the level of economic activity and the oil price (in the case of royalties and special participations). The elasticities and the long-run path of the reference series were estimated via the Kalman filter. Our results underscore the relevance of the structural balance in the context of the current debate over credibility and rigidity of fiscal rules, as well as its importance for the monitoring and analysis of the Brazilian fiscal policy stance. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Estado. Administração Publica. Governo | pt_BR |
ipea.classification | Finanças Públicas. Bancos. Sistema Monetário | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração Pública. Governo. Estado: Livros Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
td_1650.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.