Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1306
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchettini, Bernardo Patta-
dc.contributor.authorGouvêa, Raphael Rocha-
dc.contributor.authorOrair, Rodrigo Octávio-
dc.contributor.authorGobetti, Sérgio Wulff-
dc.coverage.temporal1997-2010pt_BR
dc.date.accessioned2013-06-27T19:00:14Z-
dc.date.available2013-06-27T19:00:14Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1306-
dc.description.abstractEste artigo estima o resultado primário estrutural e o impulso fiscal das administrações públicas brasileiras de 1997 a 2010. Foram realizados dois ajustes: i) inicialmente, foram identificadas receitas não recorrentes (incluindo as resultantes de contabilidade criativa); e ii) após esta primeira correção, ajustaram-se as receitas para os efeitos cíclicos do produto e do preço do petróleo (no caso dos royalties e participações especiais). As elasticidades e a trajetória de longo prazo das séries de referência foram estimadas por filtro de Kalman. Os resultados mostram a relevância do resultado estrutural no contexto do atual debate sobre credibilidade e rigidez das regras fiscais, bem como sua importância para análises da orientação da política fiscal brasileira.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleResultado estrutural e impulso fiscal: uma aplicação para as administrações públicas no Brasil, 1997-2010pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1650: Resultado estrutural e impulso fiscal: uma aplicação para as administrações públicas no Brasil, 1997-2010pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical57 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordImpulso fiscalpt_BR
dc.subject.keywordResultado estruturalpt_BR
dc.subject.keywordContabilidade criativapt_BR
dc.subject.keywordSuperavit primário estruturalpt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1363-
ipea.description.objectiveApresentar estimativas inéditas do superávit primário estrutural e do impulso fiscal exercido pelas administrações públicas brasileiras entre 1997 e 2010, procurando distinguir o componente transitório dos resultados fiscais.pt_BR
ipea.description.methodologyA estratégia adotada está referenciada na metodologia utilizada nos trabalhos do FMI, uma vez que as elasticidades das receitas em relação ao ciclo foram obtidas por modelos econométricos. Porém, os tributos foram agrupados por base de incidência, seguindo, portanto, a metodologia de desagregação da OCDE, o que parece ser mais adequado ao caso brasileiro devido à dinâmica diferenciada dos tributos sobre a folha salarial e sobre os lucros. Além disso, a exemplo das aplicações no Chile e na Colômbia, são realizadas algumas adaptações às particularidades do país, quais sejam: i) não se efetuam ajustes pelo ciclo econômico nos gastos, mas ii) introduz-se um ajuste específico para as receitas mais voláteis da atividade petrolífera, ou seja, os royalties e as participações especiais do petróleo.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1650pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: inclui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationConteúdo: possui apêndicespt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper estimates the primary structural balance and the fiscal impulse for the Brazilian public administrations from 1997 to 2010. We performed two adjustments: i) initially, one-off measures (including those resulting from creative accounting) were identified; and, ii) after this correction, revenues were adjusted for fluctuations in the level of economic activity and the oil price (in the case of royalties and special participations). The elasticities and the long-run path of the reference series were estimated via the Kalman filter. Our results underscore the relevance of the structural balance in the context of the current debate over credibility and rigidity of fiscal rules, as well as its importance for the monitoring and analysis of the Brazilian fiscal policy stance.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEstado. Administração Publica. Governopt_BR
ipea.classificationFinanças Públicas. Bancos. Sistema Monetáriopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1650.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.