Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.date.accessioned2013-07-10T14:25:18Z-
dc.date.available2013-07-10T14:25:18Z-
dc.date.issued2007-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1392-
dc.description.abstractO Brasil se caracteriza por um altíssimo nível de repetência. Apenas Angola tem taxas tão altas quanto as brasileiras. As evidências qualitativa e quantitativa estabelecendo um elo entre a repetência e a evasão escolar são extensas. No entanto, há pouca discussão no Brasil sobre o impacto da repetência no contexto internacional. O objetivo deste texto é usar os dados de duas avaliações internacionais – em matemática e ciências (Trends in International Mathematics and Science Study, Timss) e em leitura (Progress in International Reading Literacy Study, PIRLS) – para estimar em que medida as políticas de combate à repetência têm impactos negativos sobre o desempenho em testes padronizados. Para estimar este impacto, usei tanto comparações univariadas dos resultados de países com diversas políticas com relação à progressão continuada, como também análise de regressão na qual cada país representa uma unidade. Os resultados mostram que as políticas de progressão continuada não exercem qualquer impacto negativo sobre o desempenho escolar dos alunos. Ao contrário, verifica-se um impacto positivo de políticas de progressão continuada sobre os resultados dos exames, embora estes não sejam significativos devido ao baixo número de observações na amostra.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleA repetência no contexto internacional: o que dizem os dados de avaliações das quais o Brasil não participa?pt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1300: A repetência no contexto internacional: o que dizem os dados de avaliações das quais o Brasil não participa?pt_BR
dc.title.alternativeThe repetition in the international context: what say the review database which Brazil does not participate?pt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical16 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRepetência escolarpt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de combate à repetênciapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
ipea.description.objectiveApresentar um pouco da experiência internacional que relaciona práticas e políticas de promoção com resultados de aprendizagem, para avaliar se há, no plano da comparação entre países, oposição entre políticas de progressão continuada e altos níveis de aprendizagem.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1300pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractBrazil is characterized by very high levels of grade repetition. Only Angola suffers from student flow worse than Brazil. There is ample qualitative and quantitative evidence establishing a link between grade repetition and dropping out from school. However, there is little discussion in Brazil of the impact of grade repetition in the international context. The objective of this text is to use data from TIMSS mathematics an science evaluations and PIRLS reading evaluations to estimate the impact of anti-repetition policies upon academic achievement. In order to do this I used both univariate comparisons of countries that have outlawed repetition in primary school with other countries and multivariate regression analysis. The main result is that there is no evidence whatsoever that anti-repetition policies have any negative impact upon children’s academic achievement. On the contrary, regression results show a positive, albeit non-significant, impact of automatic promotion upon test results.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1300.pdf142.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.