Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1407
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1635.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A Defesa comercial dos BICs (Brasil, Índia e China): algumas lições para a política brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1635: A Defesa comercial dos BICs (Brasil, Índia e China): algumas lições para a política brasileira
Authors: Thorstensen, Vera Helena
Abstract: O objetivo do presente artigo é analisar a Política de Defesa Comercial dos BICs (Brasil, Índia e China) nos últimos 15 anos, destacando semelhanças e contrastes. Após exame dos principais elementos da regulação dos instrumentos de defesa, como apresentados no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e na Organização Mundial do Comércio (OMC), é avaliada a evolução das investigações iniciadas e das medidas aplicadas para cada um dos parceiros dos BICs. Tendo em vista a importância das decisões do mecanismo de solução de controvérsias na área, são também examinados os principais painéis em que os BICs atuam como demandantes ou demandados. O artigo é concluído com algumas implicações da análise da defesa comercial dos BICs para a Política de Defesa Comercial do Brasil, no momento em que a indústria brasileira enfrenta sérios desafios.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.