Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1449
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1640.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Comércio e serviços mercantis no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1640: Comércio e serviços mercantis no Brasil: uma análise de sua evolução recente
Authors: Kubota, Luis Claudio
Almeida, Marcio Wohlers de
Abstract: A crescente participação do setor de serviços observa-se tanto nos países desenvolvidos quanto na maioria dos países em desenvolvimento. No Brasil, os serviços correspondem a mais de 66% do valor adicionado na economia. Trata-se de um padrão próximo ao observado nos países mais ricos. A alta preponderância do setor no produto interno bruto (PIB) não é acompanhada por um desenvolvimento analítico que explique a complexidade do setor. O presente artigo, de natureza descritiva, procura trazer informações de modo a contribuir para o avanço do conhecimento nessa área. As estatísticas indicam que o fenômeno da queda recente da participação relativa da indústria na economia é mais agudo na União Europeia (UE) do que no Brasil. Por outro lado, a produtividade dos serviços é um problema no país, mas há setores cuja produtividade é semelhante ou superior ao que se observa na média da indústria. Finalmente, as estatísticas demonstram também que existe uma forte desigualdade regional na distribuição dos serviços no Brasil.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Interno: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.