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dc.contributor.authorAraújo, Victor Leonardo de-
dc.contributor.authorPires, Murilo José de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Márcio Francisco da-
dc.contributor.authorCastro, Diego Afonso de-
dc.contributor.otherFreitas, Maria Cristina Penido (Colaborador)-
dc.contributor.otherCastro, Lavinia Barros de (Colaborador)-
dc.contributor.otherMichel, Renaut (Colaborador)-
dc.contributor.otherFigueiró, Ricardo (Colaborador)-
dc.contributor.otherLima, Adelaide Motta de (Colaborador)-
dc.coverage.spatialAmérica Latinapt_BR
dc.date.accessioned2013-07-24T17:16:48Z-
dc.date.available2013-07-24T17:16:48Z-
dc.date.issued2011-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1503-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo refletir sobre as transformações recentes vivenciadas pelas instituições financeiras para o desenvolvimento (IFDs) no continente latino-americano.Para tanto, foram selecionadas IFDs que atuam nas principais economias da América Latina para compor o universo investigado. O foco analítico assentou-se nas IFDs de propriedade pública que tiveram atuação no setor produtivo, excluindo-se do estudo as instituições exclusivamente voltadas para o financiamento imobiliário. Em linhas gerais,constatou-se na investigação que as principais modificações sofridas por muitas IFDs no continente estão relacionadas com suas transformações em instituições de "segundo piso" que tiveram por propósito proporcionar ganhos de escala, reduzindo assim seus custos operacionais. Em relação à estrutura de funding constatou-se uma redução de recursos provenientes dos respectivos governos (tesouros e bancos centrais) e do aumento de recursos oriundos do setor privado (via captação de depósitos ou, em menor proporção, de emissões nos mercados de capitais domésticos) ou de recursos captados no exterior, via agências oficiais - como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Corporação Andina de Fomento (CAF), por exemplo. Apesar da insuficiência de dados estatísticos para as IFDs da região, foi possível constatar que as operações de crédito realizadas por muitas delas têm o prazo mais curto do que seria esperado por instituições deste tipo. Não obstante, a função histórica de financiar a indústria, o setor agropecuário e a infraestrutura econômica parece ter sido preservada por muitas instituições no continente. A prioridade para o financiamento de setores atuantes no comércio exterior e de empresas pequenas e médias vem aos poucos despontando como novidade e importante agenda para a região.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleO Estado atual das instituições financeiras públicas para o desenvolvimento na América Latina: uma análise exploratóriapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1616: O estado atual das instituições financeiras públicas para o desenvolvimento na América Latina: uma análise exploratóriapt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicadapt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical32 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordInstituições financeiras públicas para o desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordBancospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômicopt_BR
ipea.description.objectiveRefletir sobre as transformações recentes sofridas pelas instituições financeiras para o desenvolvimento no continente latino-americano.pt_BR
ipea.description.methodologyForam selecionadas, primeiramente, as mais importantes economias da América do Sul: Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; o México, da América do Norte; e duas economias da América Central, El Salvador e Porto Rico, para garantir economias daquele subcontinente na amostra. Em seguida, foram selecionadas as IFDs mais importantes daqueles países, levando-se em conta a tradição como instituições representativas do conjunto de IFDs latino-americanas, bem como a disponibilidade das informações referentes a cada instituição. Optou-se pelas IFDs de propriedade pública, e que tivessem como foco de atuação o setor produtivo, excluindo-se do estudo as instituições exclusivamente voltadas para o financiamento imobiliário. O período considerado será o mais recente possível, conforme a disponibilidade de informações. Em geral, utilizaremos dados referentes ao ano de 2009, mas paraalgumas instituições utilizar-se-ão dados de 2008, devido à disponibilidade de dados estatísticos. Ou seja, não se pretende, com este trabalho, descrever a trajetória recente deste conjunto de instituições, mas sim oferecer uma “fotografia”, ou uma descrição do estado atual no momento mais recente possível. Os dados selecionados foram aqueles referentes à composição do ativo e do passivo, coletados nos balanços patrimoniais; e a composição setorial (segundo os grandes setores econômicos) da carteira de crédito, como forma de identificar as prioridades estratégicas das instituições.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1616pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article aims to reflect on recent transformations happened in development financial institutions (DFI) in Latin America. To this end, we selected DFI that act in the major economies in Latin America, except the Brazil. The work give preference to public institutions that had activities in the productive sector, excluding those that are solely focused on real estate financing. In general, it was found on investigation that. the major changes experienced by many DFIs on the continent are related to changes in "second floor" institutions. Regarding the funding structure, we verified a reduction of resources from their governments (central banks and treasures) and increase inprivate resources (deposits and capital markets) or foreign resources through official agencies (like World Bank and Andean Development Corporation). Despite the lack of statistical data for DFIs in the region, we verified that the credit operations for many of these have the shortest term of that that what would be expected for this kind of institution. Notwithstanding, the historical function of to finance industry, agriculture and infrastructure was been preserved. Foreign trade and small and medium enterprises are emerging as important agenda to the DFI in the region.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationFinanças Públicas. Bancos. Sistema Monetáriopt_BR
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros

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