Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1510
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0178.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open
Title: Um estudo da evolução das diferenças regionais da desigualdade no Brasil
Other Titles: Textos para Discussão Interna (TD) 178: Um estudo da evolução das diferenças regionais da desigualdade no Brasil
A study of the regional evolution differences in brazilian inequality
Authors: Reis, José Guilherme Almeida
Barros, Ricardo Paes de
Abstract: Este trabalho tem três objetivos: (i) descrever a evolução temporal e o padrão regional da desigualdade de salários nas nove regiões metropolitanas do Brasil. Relacionando-os com a distribuição da educação e com os perfis salariais por grupos educacionais; (ii) explorar com maior profundidade estas diferenças regionais, simulando o impacto de uma padronização da distribuição de educação sobre tais diferenças; e (iii) explicitar as hipóteses necessárias e a interpretação causual dos exercícios realizados. Ao investigarmos a distribuição de salários no Brasil, observamos que não houve melhorias na última década; que as diferenças regionais na desigualdade são muito superiores às variações temporais; que as regiões metropolitanas do sul-sudeste possuem níveis de desigualdade bem menores do que as localizadas no norte-nordeste; e que as diferenças relativas à desigualdade salarial têm permanecido surpreendentemente estável desde 1978. As principais conclusões são que a educação tem maior capacidade para explicar as diferenças regionais do que as variações temporais. Além disso, constatamos que as diferenças regionais são melhor explicadas por concomitantes diferenças nos perfis de salários por nível educacional do que pelas diferenças regionais na composição educacional da força de trabalho.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.