Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1578
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Carlos Henrique Ribeiro de-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialGrandes centros urbanospt_BR
dc.date.accessioned2013-08-06T19:30:20Z-
dc.date.available2013-08-06T19:30:20Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1578-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma discussão sobre as emissões veiculares de poluentes nos grandes centros urbanos, assim como uma breve análise das políticas públicas adotadas no Brasil que causam impacto nestas emissões. Além disso, é apresentada uma metodologia de cálculo das emissões relativas de gases de efeito estufa com base nas emissões unitárias médias dos veículos automotores e na matriz modal de deslocamentos, bem como se discute a participação das principais fontes veiculares nas emissões dos principais poluentes locais nos centros urbanos brasileiros. Fica claro pelos resultados apresentados que, além das políticas tradicionais de controle das emissões unitárias, políticas de incentivo do uso do transporte público coletivo em detrimento ao uso do transporte individual são fundamentais para reduzir o volume de poluentes jogados na atmosfera das maiores cidades.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleEmissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileirospt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1606: Emissões relativas de poluentes do transporte motorizado de passageiros nos grandes centros urbanos brasileirospt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical39 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordPoluentespt_BR
dc.subject.keywordTransporte motorizadopt_BR
dc.subject.keywordVeículos automotorespt_BR
dc.subject.keywordEmissão de poluentespt_BR
ipea.description.objectiveDiscutir a participação relativa das fontes veiculares de emissão de substâncias poluentes, e apresentar e discutir algumas políticas públicas adotadas no Brasil nos últimos 20 anos para redução das emissões veiculares.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1606pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper discusses vehicles emissions of pollutants in great urban centers and it makes a brief analysis of adopted public policies in Brazil which have an impact those emissions. Moreover, a methodology to calculate the relative emissions of greenhouse gases is presented on the basis of the unitary average emission of vehicles and the travel modal matrix. We also present the main sources vehicle in the emissions of local pollutants in Brazilian urban centers. We conclude that, beyond traditional policies of control of the unitary emissions, policies of incentive of use of the mass public transport in detriment to the use of the individual transport are basic to reduce the volume of pollutants in the atmosphere of the large cities.pt_BR
ipea.researchfieldsSustentabilidade Ambientalpt_BR
ipea.classificationMeio Ambiente. Recursos Naturaispt_BR
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_1606.pdf455.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.