Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1580
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPiola, Sérgio Francisco-
dc.contributor.authorPaiva, Andrea Barreto de-
dc.contributor.authorSá, Edvaldo Batista de-
dc.contributor.authorServo, Luciana Mendes Santos-
dc.contributor.otherMesquita, Ana Cleusa Serra (Parecerista)-
dc.contributor.otherCastro, Jorge Abrahão de (Parecerista)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2000-2011pt_BR
dc.date.accessioned2013-08-06T20:14:33Z-
dc.date.available2013-08-06T20:14:33Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1580-
dc.description.abstractEste trabalho analisa como o país tem enfrentado o desafio de prover um financiamento público adequado para a garantia do direito à saúde prevista na Constituição Federal de 1988 (CF/1988). Discute questões relacionadas ao processo de financiamento compartilhado do Sistema Único de Saúde (SUS), à descentralização de recursos federais para estados, Distrito Federal e municípios e à regulamentação recente da Emenda Constitucional (EC) no 29/2000, que visa assegurar os recursos mínimos para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde nas três instâncias de governo. Mostra que a aprovação da EC n. 29 levou a um crescimento dos recursos aplicados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), passando de 2,89% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2000 para 3,91% do PIB em 2011. Discute, também, a recente regulamentação da EC no 29 por meio da Lei Complementar (LC) no 141/2012. Afirma que sua aprovação foi importante para uma definição mais precisa do que se entende por ASPS, ainda que não tenha havido mudança na regra de vinculação dos recursos federais para a saúde. A definição de critérios mais equitativos de distribuição de recursos da União para estados e municípios ainda continua necessitando de discussões no campo técnico-político.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleFinanciamento público da saúde: uma história à procura de rumopt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1846: Financiamento público da saúde: uma história à procura de rumopt_BR
dc.title.alternativePublic health financing: a story in search of directionpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical41 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordFinanciamento públicopt_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subject.keywordEmenda Constitucional (EC) n. 29/2000pt_BR
dc.subject.keywordRecursos federais para a saúdept_BR
dc.subject.keywordAções e Serviços Públicos de Saúde (ASPS)pt_BR
dc.subject.keywordLei Complementar (LC) n. 141/2012pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar como o país tem enfrentado o desafio de prover um financiamento público adequado para a garantia do direito à saúde prevista na Constituição Federal de 1988 (CF/1988).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1846pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationNota de conteúdo: possui anexopt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article provides an analysis of policies adopted to ensure adequate funding to public health care in Brazil as determined by the 1988 Federal Constitution. Issues related to the tripartite funding of the SUS, the decentralization of federal financial resources to subnational levels of government and the recent regulation of the Constitutional Amendment (CA) 29/2000 are discussed. The CA 29/2000 led to an increase in financial resources to fund health care provided by the SUS from 2.89% of the GDP in 2000 to 3.91% in 2011. The recent regulation, Law 141/2012, helped define more precisely what should and what should not be considered health care provided by the SUS. Unfortunately, no change has been proposed regarding the proportion of federal revenues that should be committed to public health care. The definition of equitable criteria for the distribution of federal financial resources to subnational levels of government is also a pending issue.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationEstado. Administração Publica. Governopt_BR
ipea.classificationSaúdept_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Saúde: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1846.pdfArquivo principal831.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Sumário_executivo_1846.pdfSumário_executivo35.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.