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dc.contributor.authorFerreira, Léo da Rocha-
dc.contributor.authorBurnquist, Heloisa Lee-
dc.contributor.authorAguiar, Danilo Rolim Dias de-
dc.contributor.otherBarros, Geraldo de Sant'Anna de Camargo (Colaborador)-
dc.contributor.otherFernandes, Alexandre Zioli (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-08-13T19:07:39Z-
dc.date.available2013-08-13T19:07:39Z-
dc.date.issued1993-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1625-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as margens de comercialização de dois produtos agrícolas – o feijão e a soja -, a fim de detectar a importância relativa dos itens que compõem os seus custos de comercialização. A proposição básica da pesquisa foi a de detectar os itens de custos que possam estar atuando como pontos de estrangulamento ao longo do processo de comercialização desses produtos. A análise foi conduzida para ambos os produtos, especificando-se, inicialmente, aspectos gerais dos mercados dos produtos. A seguir, procurou-se detectar os itens de maior peso nos custos de comercialização pela análise de corte seccional, utilizando planilhas de custos obtidas junto a instituições públicas e privadas. Adicionalmente, conduziu-se uma análise temporal das margens de comercialização para o período da análise (1982-91). Essa análise procurou detectar não apenas a importância dos itens de custo de comercialização na determinação das tendências das margens como também de suas relações com variáveis macroeconômicas, tais como taxas de juros e taxas de câmbio. A análise temporal foi realizada com base em margens calculadas através de métodos indicados na literatura como sendo os mais apropriados que pela simples diferença entre preços aos diferentes níveis de mercado. Esses métodos envolvem a determinação do sentido de causalidade entre preços a diferentes níveis do mercado, bem como as características da transmissão das variações entre os preços. No caso da soja, foram analisados o mercado de grão e o de farelo, dada a importância relativa das exportações desses produtos. Os principais resultados obtidos indicaram que os custos que vêm onerando a atividade de comercialização, a ponto de reduzir a competitividade do produto no mercado internacional, estão principalmente relacionados aos custos de transporte, tributação e, em menor proporção, aos custos prontuários. As margens do complexo da soja apresentaram-se bastante variáveis, tendo um forte componente relacionado à sazonalidade da produção. Tal característica é acentuada pela necessidade de que os produtores e os exportadores veem em aproveitar a intercalação entre o período de safra do produto no hemisfério norte. As tendências são, no entanto, coincidentes com os choques heterodoxos aplicados à economia brasileira a partir de 1986. Durante a manutenção do “congelamento de preços”, por ocasião da aplicação dos choques heterodoxos, as margens tornam-se bastante estáveis, conforme esperado, sofrendo saltos consideráveis quando estes são retirados. No mercado de feijão, a análise da transmissão de preços mostrou que é no atacadão que as variações de preços se iniciam. Os demais níveis – produtor e varejo – reajustam seus preços num período de defasagem de no máximo um mês em relação ao atacado. Entretanto, as margens do atacadista se alteraram pouco durante o período analisado. O varejo foi o nível que apresentou maiores flutuações nas margens em anos recentes, sendo responsável pelas flutuações e pelas elevações ocorridas na margem total (produtor-varejo) entre 1989 e 1992. Não se evidenciaram pontos de ineficiência no setor de intermediação do feijão, com exceção do sistema de armazenamento que se constitui num problema pelas próprias características biológicas do produto. Outro problema que se constatou é a cobrança de um imposto ad valorem, o ICMS, que pune mais a camada de menor poder aquisitivo da população, dado o seu caráter regressivo. As variáveis como o preço do óleo diesel e a taxa de juros parecem ter relação com a magnitude das margens do complexo soja, principalmente entre aquelas calculadas entre os níveis de comercialização que envolve o transporte do produto a grandes distâncias. Adicionalmente, foram obtidas indicações de que o sinal da relação entre a taxa de câmbio real, conforme definida na análise, e as margens de comercialização da soja do produto ao porto é positivo, ou seja, a uma valorização da taxa de câmbio correspondem margens mais reduzidas. A variável que melhor explicou o crescimento da margem do feijão nos últimos anos foi à taxa real de juros, visto que essa taxa representa o custo de oportunidade do armazenamento. Nesse sentido, a adoção de uma política monetária menos restritiva deve reduzir e estabilizar a margem de comercialização nesse mercado.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleInfra-estrutura, comercialização e competitividade da agricultura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 318: Infra-estrutura, comercialização e competitividade da agricultura brasileirapt_BR
dc.title.alternativeInfrastructure, marketing and competitiveness of Brazilian agricultureen
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical63 p. : il.pt_BR
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dc.subject.keywordComercializaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdutos agrícolaspt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.subject.keywordProduçãopt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar as margens de comercialização de do feijão e da soja, a fim de detectar a importância relativa dos itens que compõem os seus custos de comercialização; e detectar os itens de custos que possam estar atuando como pontos de estrangulamento ao longo do processo de comercialização desses produtos.pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências Bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie Monográfica: Texto para Discussão ; 318pt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Padrão Ipeapt_BR
ipea.englishdescription.abstractThe objetive of this research was to evaluate the marketing margins of two agricultural products – edible beans and soybeans – in order to detect the relative importance of the various costs involved in the marketing process. The analysis started by describing the functioning of market for each product. Next, a cross-sectional analysis was used to identify the highest marketing costs by using different samples of costs structures presented by public and private institutions. In addition, a time-series approach was used to evaluate the tendencies of marketing margins, marketing costs and of some macroeconomic variables such as interest rates and exchange rates along the period of the analysis (1982-1991). The marketing margins used in the time series approach were calculated following theoretical procedures. These involved the use of some econometric tests (such as causality tests) and the specification of price transimission characteristics. The evaluation of the soybean market focused on beans and symeal, since these condtitute major Brazilian soybean exportable products. The results have indicated that the higest costs along the soybean market process are those related to transport costs and taxes. It has been found that even though Brazil has comparative advantage at the production and processing stages, these have been lost along the marketing process. The implications are that the Brazilian prices are higher compared to those of competing countries and therefore there is a tencency to lose market shares in the international context. There were further indications that the soybean marketing margins have varied a lot. Great part of this variability can be explained by seasonality in production can be explained by seasonality in production can be explained by seasonality in production, and therefore seasonal price in production, and therefore seasonal price variation at the various levels of the market. These tendencies change along the periods of the “heterodox” economic programs applied in order to estabilize the Brazilian economy. Along these programs prices were kept stable which reflected in the margins. These were temporarily stabilized but would vary more intensively than usually, as soon as the price control was canceled. In the edible beans market, the analysis of price transmitted from the wholesale level to the other market levels. At hese other levels – which correspond to the producer’s and consumer’s levels – the time lag between the price transmission to the wholesale level takes at most one month. There were no indications that marketing agents operations are inefficient in the beans market. The two major problems detected by the study were related to inefficiencies in the stockholding operation and to high tax levels. Variables such as diesel oil price and interest rates have shown a direct relation with the magnitude of the marketing margins, specially between those used to involved long-distance transportation of the products. In addition, there were indications that the sign of the relation between real exchange rates, as defined in the analysis, and the marketing margins is positive. This means that and evaluation of the exchange rate can cause smaller marketing margins. The macro variable which has shown a closer relation which the beans marketing margins tendencies was the interest rates. This can be justified by the fact that it could represent and opportunity cost for stockholding. Therefore, there are signs that a less restrictive monetary policy might stabilize marketing margins in this market.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAgricultura, Pecuária e Pescapt_BR
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros

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