Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1642
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Giambiagi, Fabio | - |
dc.contributor.author | Barenboim, Igor | - |
dc.contributor.other | Almeida, Paulo Roberto de (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Tavares, José (Colaborador) | - |
dc.contributor.other | Peña, Félix (Colaborador) | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-20T12:22:07Z | - |
dc.date.available | 2013-08-20T12:22:07Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1642 | - |
dc.description.abstract | O Mercosul enfrenta problemas derivados do não-cumprimento de seus objetivos principais, quais sejam, a efetivação de uma zona de livre-comércio completa e uma união aduaneira integrada por normas e tarifas verdadeiramente comuns. Esses problemas não são, contudo, apenas o resultado de fragilidades próprias ao bloco ou de suas deficiências institucionais, e sim também a conseqüência da instabilidade macroeconômica que atingiu os países-membros, com as dificuldades decorrentes de um processo inconcluso de estabilização. Para vencer essa fase, recomenda-se o aprofundamento do processo de integração entre o Brasil e a Argentina. Ao mesmo tempo, propõe-se uma arquitetura flexível que comporte a reafirmação das metas originais do Mercosul, mas adiadas no tempo, e progressos na coordenação de políticas macroeconômicas, em um estilo similar ao acordo de Maastricht. Defende-se um pacto de estabilidade, desenvolvimento, integração e previsibilidade, a ser implementado entre 10 e 15 anos, como mecanismo para restaurar a credibilidade interna e externa da região. | pt_BR |
dc.language.iso | pt-BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.title | Mercosul: por uma nova estratégia brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) 1131: Mercosul: por uma nova estratégia brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Mercosur: a new Brazilian strategy | pt_BR |
dc.type | Texto para Discussão (TD) | pt_BR |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) | pt_BR |
dc.source.urlsource | www.ipea.gov.br | pt_BR |
dc.location.country | BR | pt_BR |
dc.description.physical | 26 p. | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado Comum do Sul (Mercosul) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Integração comercial | pt_BR |
ipea.description.objective | Tratar dos desafios que se colocam para o Brasil nas negociações internas no âmbito do Mercosul, com ênfase no aprofundamento do processo de integração com a Argentina. | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Série monográfica: Texto para Discussão ; 1131 | pt_BR |
ipea.description.additionalinformation | Referências bibliográficas: possui referências bibliográficas | pt_BR |
ipea.access.type | Acesso Aberto | pt_BR |
ipea.rights.type | Licença Comum | pt_BR |
ipea.englishdescription.abstract | Mercosur faces problems related to the lack of fulfillment of their original aims: the creation of a free trade area and a common union with rules and tariffs effectively shared. These problems, however, are not only the result of fragilities strictly associated to the block or to its institutional weakness, but also the consequence of the macroeconomic instability that affected its members, with the difficulties related to an incomplete process of stabilization. In order to go through this phase, the paper recommends the deepening of the integration process between Brazil and Argentina. Simultaneously, a flexible architecture is proposed, including the confirmation of the original targets of Mercosur, but delayed in time and progress in the coordination of macroeconomic policies, in a similar way to the Maastricht agreement. It is defended a pact of stability, development, integration and predictability to be implemented in 10 to 15 years, as a mechanism to restore the domestic and external credibility of the region. | pt_BR |
ipea.researchfields | N/A | pt_BR |
ipea.classification | Comércio Internacional | pt_BR |
Appears in Collections: | Comércio Internacional: Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TD_1131.pdf | 298.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.