Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1669
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1165.pdf831.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Comércio internacional: metodologia para atração de cargas: estudo de caso do Porto de Santos
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1165: Comércio internacional: metodologia para atração de cargas: estudo de caso do Porto de Santos
International trade: methodology for attracting loads: a case study of the Port of Santos
Authors: Campos Neto, Carlos Alvares da Silva
Santos, Marília de Barros
Abstract: De um universo de 2.356 produtos de exportação e de importação, este trabalho selecionou e analisou 149, tendo identificado, em 118 deles, possibilidades concretas de se estabelecer estratégias comerciais de atração para virem a ser transacionados pelo Porto de Santos. A estrutura do banco de dados e a metodologia empregada possibilitaram identificar o produto, o município de origem/destino, o valor transacionado, a quantidade e o peso, o modal pelo qual o produto ingressou/deixou o país (rodovia, aeroporto, porto e ferrovia) e o país de origem/destino da transação comercial. Dessa forma, foi possível identificar quais produtos podem ser atraídos para o Porto de Santos, através de uma visão completa do ciclo do negócio. O resultado obtido permitiu conhecer os produtos que estão na área de influência, mas que não são transacionados ou são parcialmente transacionados pelo Porto de Santos. Nas exportações, foram identificados produtos que poderão agregar US$ 2,5 bilhões ao porto, ou seja, um incremento de 15,5% em relação aos valores exportados em 2003. Com relação às importações, esse valor adicional poderá atingir a cifra de US$ 750 milhões, representando um acréscimo de 8,3%.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.