Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1728
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1235.pdf262.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Renda e despesa familiar no Brasil segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1235: Renda e despesa familiar no Brasil segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003
Income and household expenditure in Brazil according to the Household Budget Survey (POF) 2002-2003
Authors: Almeida, Alexandre Nunes de
Freitas, Rogério Edivaldo
Abstract: Este trabalho teve como objetivo central realizar um retrato bastante detalhado do perfil socioeconômico das famílias e de suas condições de vida a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), executada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE) no biênio 2002-2003. Em segundo plano, a partir do modelo logit, pode-se, adicionalmente, investigar a probabilidade de dispêndio com alguns agregados de consumo por duas distintas tipologias familiares, uma com família chefiada por idosos e outra com famílias sem idosos. Pelos resultados da análise descritiva da renda e do dispêndio, observou-se que existem, por exemplo, substanciais desigualdades, em termos per capita, no padrão de vida não somente entre as regiões consideradas mais ricas (Sudeste e Sul) em face das mais pobres (Nordeste e Norte), mas também entre as classes de renda. Observou-se também, pela análise econométrica, que os comportamentos de consumo das duas tipologias adotadas são bastante diferenciados, dado o controle das características regionais, econômicas e demográficas, principalmente para itens referentes aos serviços de saúde, aos produtos farmacêuticos e aos transportes. Com isso, acredita-se que o presente trabalho possa fornecer subsídios não somente para empresas montarem suas estratégias de marketing e sistemas de produção, mas também para que governos elaborem suas políticas públicas de serviços de saúde, alimentos ou mesmo habitacionais, levando em consideração as características do custo de vida de cada região do país, bem como os perfis de diferentes núcleos familiares distribuídos pelo território nacional.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Livros
Desenvolvimento Social: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.