Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1790
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0414.pdf275.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transformações no padrão locacional industrial: o caso de Santa Rita do Sapucaí
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 414: Transformações no padrão locacional industrial: o caso de Santa Rita do Sapucaí
Changes in industrial locational pattern: the case of Santa Rita do Sapucai
Authors: Perobelli, Fernando Salgueiro
Abstract: O texto discute como os fatores locacionais (teoria locacional) se comportam diante das modificações nos processos produtivos, na competição capitalista, nas estratégias de expansão, associados à difusão das técnicas introduzidas pela Terceira Revolução Científico-Tecnológica. No início dos anos 70, tem início o processo de reversão da polarização da área metropolitana de São Paulo, devido ao aparecimento de deseconomias de aglomeração e/ou aos custos de congestionamento, à melhoria da infra-estrutura de transportes e comunicação, à atuação do poder público, no sentido de diminuir as disparidades regionais, entre outros. Diante dessa perspectiva, foi estudado o processo de desenvolvimento e/ou aparecimento do pólo de Santa Rita do Sapucaí. Verificaram-se os fatores que induziram o seu aparecimento e como vem-se desenvolvendo, ou seja, qual a sua estrutura atual, o número de empregos oferecidos, a capacidade instalada, qual é atualmente a participação das escolas (formação de mão-de-obra qualificada), a atuação do setor público, entre outros. Ao analisar esses fatores, tenta-se inferir sobre a capacidade de expansão do pólo de Santa Rita. O trabalho é constituído por três partes. A primeira focaliza a dinâmica locacional e a Terceira Revolução Científico-Tecnológica. Na segunda, faz-se uma análise das modificações ocorridas na geografia industrial brasileira (pós-Segunda Guerra) e da região Sul mineira mediante indicadores regionais. Na terceira parte, apresenta-se um estudo de caso sobre Santa Rita do Sapucaí.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Desenvolvimento Regional: Livros
Indústria: Livros
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.