Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1850
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1002.pdf84.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Impactos das empresas estrangeiras sobre o comércio exterior brasileiro: evidências da década de 1990
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1002: Impactos das empresas estrangeiras sobre o comércio exterior brasileiro: evidências da década de 1990
Impacts of foreign companies on the Brazilian foreign trade: evidence from the 1990s
Authors: De Negri, Fernanda
Laplane, Mariano F.
Abstract: Durante os anos 1990, vários autores procuraram avaliar os impactos do processo de internacionalização produtiva da economia brasileira sobre o seu desempenho externo. Este trabalho pretende reproduzir e avaliar as evidências levantadas por tais autores durante a década e, por meio de uma análise de dados em painel, acrescentar novos elementos ao debate. A pergunta a ser respondida é se a origem do capital da firma (estrangeira ou nacional) é um determinante importante de sua propensão a exportar e a importar. Para isso, utilizaram-se microdados das empresas industriais brasileiras no período de 1996 a 2000 e foram controlados outros fatores capazes de influenciar o desempenho comercial das firmas. Os resultados obtidos apontam para a maior inserção comercial das empresas estrangeiras instaladas no país em relação às firmas domésticas, sendo essa inserção mais significativa – e mais expressiva – nas importações do que nas exportações. Esses resultados contradizem as expectativas iniciais de alguns autores de que a maior presença de empresas estrangeiras pudesse resultar automaticamente em melhor desempenho comercial do país durante a década em questão.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.