Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1858
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1023.pdf136.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1023: Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras
Innovation through internationalization is good for Brazilian exports
Authors: Arbix, Glauco
Salerno, Mario Sergio
De Negri, João Alberto
Abstract: Este trabalho busca evidências sobre qual é a influência da internacionalização com foco na inovação tecnológica sobre o comércio exterior de firmas na indústria brasileira e procura estabelecer parâmetros para a atuação do governo no incentivo à internacionalização das firmas industriais no Brasil. Foram utilizadas informações por firmas para criar categorias de empresas na indústria brasileira com base em dois critérios: i) origem do capital controlador; e ii) internacionalização com foco na inovação tecnológica. Os resultados indicam que as empresas internacionalizadas com foco na inovação são maiores, possivelmente aproveitam de maneira mais eficiente os rendimentos crescentes de escala e inserem-se no comércio internacional mais intensamente, pois exportam e importam mais que as outras categorias de firmas. Observou-se também que elas remuneram melhor a mão-de-obra, porque muito provavelmente são mais produtivas, empregam funcionários com maior escolaridade e possivelmente fazem algum tipo de treinamento para o seu pessoal ocupado. Entre as firmas que realizaram processos de internacionalização com foco na inovação tecnológica, cabe destacar com especial relevância as de capital nacional. Com tal inovação, encontram-se firmas que podem ser tomadas como exemplos de internacionalização a ser seguidos por outras de capital nacional, principalmente aquelas que já fazem esforço inovador dentro de um grupo empresarial no mercado brasileiro. As evidências do presente trabalho indicam que a internacionalização com foco na inovação tecnológica das firmas industriais brasileiras é um componente especialmente relevante de inserção internacional do Brasil, bem como que há espaço para políticas públicas que incentivem a internacionalização com esse intuito.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Indústria: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.