Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1863
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1028.pdf1.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Integração regional e conteúdo de trabalho do comércio exterior brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1028: Integração regional e conteúdo de trabalho do comércio exterior brasileiro
Regional integration and labor content of Brazilian foreign trade
Authors: Castilho, Marta dos Reis
Abstract: O Brasil está participando das negociações de diversos acordos de livre-comércio, sendo a Alca e o Mercosul-UE os mais importantes. O objetivo deste trabalho é estimar o impacto desses acordos sobre o emprego, segundo o grau de qualificação dos trabalhadores. Para isso, calcula-se o conteúdo de trabalho das exportações e importações e aplicam-se, em seguida, cenários de crescimento do comércio. Os cálculos mostram que o Brasil é um exportador líquido de trabalho, sendo significativamente maior o saldo total de empregos de menor qualificação. Em virtude da diferença na composição do comércio com os principais parceiros comerciais, para a União Européia (UE) o Brasil é um exportador líquido de trabalho menos qualificado e importador líquido de trabalho mais qualificado. Já com os Estados Unidos, as disparidades entre os saldos por categoria de qualificação são menores. As simulações mostram que nos três cenários — acordo Mercosul-UE, Alca e realização simultânea dos dois acordos — haveria uma geração de 3,1 milhões de empregos. A Alca geraria 15 mil empregos a mais que o acordo com a UE e 11 mil além do emprego gerado no terceiro cenário. A categoria mais beneficiada em todos os casos seria a de menor qualificação, sendo a Alca, para as categorias mais qualificadas, a opção mais interessante.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.