Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1902
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1042.pdf268.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Endogenous foreign capital flow in a CGE model for Brazil: the role of international reserves
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1042: Endogenous foreign capital flow in a CGE model for Brazil: the role of international reserves
Fluxo de capital estrangeiro endógeno em um modelo CGE para o Brasil: o papel das reservas internacionais
Authors: Maldonado, Wilfredo Leiva
Tourinho, Octávio Augusto Fontes
Valli, Marcos
Abstract: Neste artigo admitimos que o fluxo de capital externo para o Brasil subordina-se a uma decisão de investimento cujo nível de risco depende da taxa esperada de perda de reservas internacionais. Isso foi motivado pela estimação que fazemos de uma relação empírica entre essas duas variáveis que é válida para períodos em que não há crise de balanço de pagamentos. Essa relação foi então introduzida em um modelo estático de equilíbrio geral aplicado, um CGE, que havia sido anteriormente desenvolvido no IPEA para o Brasil, para produzir uma versão com fluxo de capital externo endógeno. Depois de ajustar a calibragem do ano-base do modelo (1998) para levar em conta a inclusão dessa equação nele, o artigo compara a resposta das duas versões do modelo à simulação da implementação de dois acordos de livre-comércio: o Alca e o acordo com a União Europeia. A principal conclusão é que a endogeneização do fluxo de capital externo amplia o efeito simulado sobre a economia real desses acordos de livre-comércio.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros
Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.