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dc.contributor.authorSoares, Fábio Veras-
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon-
dc.contributor.authorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorOsorio, Rafael Guerreiro-
dc.contributor.otherCoelho, Danilo (Colaborador)-
dc.contributor.otherUlyssea, Gabriel (Colaborador)-
dc.contributor.otherMacedo, Gláucia (Colaborador)-
dc.contributor.otherBarros, Ricardo Paes de (Colaborador)-
dc.contributor.otherBastagli, Francesca (Colaborador)-
dc.contributor.otherMckinley, Terry (Colaborador)-
dc.contributor.otherEhrenpreis, Dag (Colaborador)-
dc.contributor.otherZepeda, Eduardo (Colaborador)-
dc.contributor.otherGuerra, Vandeli (Colaborador)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal1995-2004pt_BR
dc.date.accessioned2013-10-04T17:07:44Z-
dc.date.available2013-10-04T17:07:44Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1905-
dc.description.abstractEste texto avalia a contribuição dos programas de transferência de renda para a redução da desigualdade de renda no Brasil entre 1995 e 2004, bem como seu impacto sobre a pobreza. Utilizou-se a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2004, que pela primeira vez coletou informação sobre a incidências de alguns programas de transferência de renda. Desenvolveu-se uma metodologia para separar o componente da renda derivada desses programas, particularmente a renda do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dos outros programas de transferência de renda (tipo Bolsa-Família) da renda residual do componente “outros rendimentos” da renda da Pnad que parecem ser associados a rendimentos provenientes de juros e dividendos. Além disso, foram cotejados os dados da Pnad 2004 com os registros administrativos dos programas, avaliada a incidência da renda dos mesmos, calculado os índices de concentração desses componentes (ex-ante e ex-post) e decomposta a contribuição de cada componente para a queda do Gini entre 1995 e 2004. Encontrou-se que ambos (o BPC e o Bolsa-Família) são bem focalizados: 74% da renda declarada do BPC e 80% da renda do Bolsa-Família vão para famílias abaixo da linha de pobreza (de metade de 1 salário mínimo per capita), e que conjuntamente esses programas foram responsáveis por 28% da redução da queda do Gini no período 1995-2004 (7% para o BPC e 21 para o Bolsa-Família). Essa contribuição é muito grande se considerado que conjuntamente esses dois programas somam apenas 0,82% da renda total das famílias (de acordo com os dados da Pnad). Chama atenção também a contribuição de pensões e aposentadorias oficiais (públicas) – contributivas ou não (como o caso da aposentadoria rural) no valor de um salário mínimo para a redução da desigualdade. Elas contribuíram em 32% para a redução do Gini, mas esse melhor desempenho é em grande parte devido ao fato de esta fonte de renda representar 4,6% da renda total declarada pelos domicílios na Pnad.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleProgramas de transferência de renda no Brasil: impactos sobre a desigualdadept_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1228: Programas de transferência de renda no Brasil: impactos sobre a desigualdadept_BR
dc.title.alternativeCash transfer programmes in Brazil: impacts on inequalitypt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical40 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordTransferência de rendapt_BR
dc.subject.keywordProgramas de transferência de rendapt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade de rendapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Bolsa Família (PBF)pt_BR
dc.subject.keywordBenefício de Prestação Continuada (BPC)pt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os efeitos distributivos dos programas de transferência de renda; avaliar a qualidade da informação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Pnad); e desenvolver uma metodologia para separar os componentes da renda que podem ser identificados como “transferências de renda”.pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1228pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis paper evaluates the contribution of cash transfer programmes to the observed fall in inequality in Brazil between 1995 and 2004 as well as its impact on poverty. We use the 2004 Brazilian National Household Survey (PNAD) that for the first time collected data on the incidence of some of the cash transfer programmes. We develop a methodology to separate out the income of different cash transfer programs, crosscheck the survey information with administrative records, evaluate the incidence of the programmes, calculate their concentration indexes and decompose the Gini index into the contribution of each income source. We find that both BPC – the means tested old age pension and disability grant programme- and Bolsa-Família are quite well targeted: 74% of BPC reported income and 80% of Bolsa-Família reported income goes to families living below the poverty line (half of minimum wage per capita), and that they were jointly responsible for 28% of the fall in the Gini inequality between 1995 and 2004 (7% from BPC and 21% from Bolsa-Família). This contribution is quite sizable since BPC and Bolsa-Família together account for a tiny 0.82% of the total family income reported in the National Household Survey. It is also striking that pensions equal to the minimum wage – contributory or not – contributed 32% to the fall in the Gini index, but this better performance was due to the fact that they make up 4.6% of the total family income.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationCiência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatísticapt_BR
ipea.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros
Desenvolvimento Social: Livros

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