Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1941
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0440.pdf227.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uso de instrumentos econômicos na gestão ambiental da América Latina e Caribe: lições e recomendações
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 440: Uso de instrumentos econômicos na gestão ambiental da América Latina e Caribe: lições e recomendações
Use of economic instruments in environmental management in Latin America and the Caribbean: Lessons and Recommendations
Authors: Motta, Ronaldo Seroa da
Ruitenbeek, Jack
Huber, Richard
Abstract: O principal objetivo deste estudo é o de investigar o uso dos instrumentos econômicos (IEs) no contexto da América Latina e do Caribe (ALC). A investigação abrange um painel de 10 países - Barbados, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Jamaica, México, Peru, Trinidade e Tobago e Venezuela - e um corte transversal de questões - abastecimento/captação de água, qualidade da água, qualidade do ar, energia, gestão dos resíduos sólidos e líquidos, poluição sonora e agricultura - dentro de um ambiente urbano. Uma das principais conclusões é que o uso de IEs está bastante difundido na região, mas que, devido à fragilidade institucional dos órgãos ambientais locais, sua implementação não fornecerá uma rápida panacéia para os problemas frequentemente associados aos procedimentos tipos de comando e controle. Todavia, procurou-se apontar as condições necessárias para que haja um escopo definido para a cuidadosa e oportuna implementação de certos IEs e que estes venham a garantir uma melhoria ambiental com menos custo social.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: Licença comum: é permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.