Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Rodrigo Abdalla Filgueiras de-
dc.contributor.authorSouza, Nathalia Almeida de-
dc.contributor.authorKubota, Luis Claudio-
dc.contributor.otherZucoloto, Graziela Ferrero (Comentários)-
dc.contributor.otherMation, Lucas Ferreira (Comentários)-
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-31T15:53:09Z-
dc.date.available2013-10-31T15:53:09Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2033-
dc.description.abstractEste artigo analisa a evolução do sistema de regulação no setor de telecomunicações brasileiro, incorporando importantes eventos que ocorreram desde a privatização, mas que ainda não foram completamente avaliados. Com base na metodologia desenvolvida por Levy e Spiller (1993, 1994, 1996), o artigo examina tanto a estrutura de governança quanto o modelo de incentivos do contexto institucional. Pelas evidências apresentadas, pode-se inferir que o Brasil tem uma sólida estrutura de governança para o sistema regulatório, uma vez que sua estabilidade vem prevalecendo sobre mudanças políticas causadas pela alternância de governos. Esta parece ser, portanto, uma das razões que explicam o fluxo contínuo de investimento no setor realizado por empresas privadas desde 1998. O modelo de incentivos, ao contrário, passou por crescentes tensões entre instituições dentro do próprio governo federal. A falta de diretrizes e políticas para o setor e a ausência de coordenação entre agentes formalmente constituídos foram o primeiro problema encontrado. A segunda questão refere-se à proliferação de novos agentes nos governos recentes, resultando na implementação de políticas, muitas vezes, divergentes entre si. Tal fato é agravado pela inexistência de ordenamento legal para as atividades executadas por vários destes agentes. Dado que o modelo de incentivos afeta o nível de eficiência do sistema regulatório, conclui-se, portanto, que a instabilidade observada pode ser um dos principais fatores que explicam o baixo desempenho das atividades regulatórias, o qual propicia que as falhas naturais de mercado sejam ainda mais visíveis no Brasil.pt_BR
dc.language.isopt-BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.titleDesenvolvimentos institucionais recentes no setor de telecomunicações no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1874: Desenvolvimentos institucionais recentes no setor de telecomunicações no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeRecent institutional developments in the telecommunications sector in Brazilpt_BR
dc.typeTexto para Discussão (TD)pt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.source.urlsourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.description.physical31 p. : il.pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.subject.keywordRegulação em telecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordPrivatização em telecomunicaçõespt_BR
dc.subject.keywordGovernançapt_BR
ipea.description.objectiveAnalisar os desenvolvimentos recentes das telecomunicações no Brasil, atualizando o trabalho realizado por Melo, Gaetani e Pereira (2005).pt_BR
ipea.description.additionalinformationSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1874pt_BR
ipea.description.additionalinformationReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
ipea.description.additionalinformationBibliografia complementar: possui bibliografia complementarpt_BR
ipea.access.typeAcesso Abertopt_BR
ipea.rights.typeLicença Comumpt_BR
ipea.englishdescription.abstractThis article analyzed the evolution of the regulatory system in the telecommunications sector in Brazil, incorporating important events that have been taking place since privatization, but have not been fully evaluated. Following the framework developed by Levy and Spiller (1993, 1994, 1996), the paper examined both governance structure and incentive model of the institutional context. From the evidences presented, it may be inferred that Brazil has a solid governance structure for the regulatory system. The stability of regulatory governance prevailed over political changes caused by government alternation, and this may be one reason of the continuous flow of investments from private parties in the sector since 1998. The incentive model, on the contrary, suffered from increasing tensions from institutions inside the federal administration. Lack of directives and policies for the sector, and absence of coordination between agents formally constituted were the first problem detected. A second issue was the proliferation of new agents in the recent governments, even without legal commandment, implementing divergent policies. As incentive model affects efficiency of the regulatory system, observed instability might be one of the key factors for the low performance of regulatory activities, permitting natural market failures to be more noticeable.pt_BR
ipea.researchfieldsN/Apt_BR
ipea.classificationAdministração Pública. Governo. Estadopt_BR
ipea.classificationTerceiro Setor. Serviços. Turismopt_BR
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1874.pdf686.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.