Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2056
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_850.pdf247.29 kBAdobe PDFView/Open
Title: Reducing schooling inequality in Brazil: demographic opportunities and inter-cohort differentials
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 850: Reducing schooling inequality in Brazil: demographic opportunities and inter-cohort differentials
Redução da desigualdade de escolaridade no Brasil: oportunidades demográficas e diferenciais inter-coorte
Authors: Velez, Carlos Eduardo
Soares, Sergei
Medeiros, Marcelo
Abstract: O objetivo deste trabalho é a exploração das relações entre escolaridade e demografia no Brasil. Gostaríamos de apresentar uma investigação preliminar sobre quanto tempo melhorias no sistema educacional vão demorar para se refletir na distribuição educacional da população em idade ativa (PIA). Este tempo de resposta depende de dois fatores. O primeiro é a composição etária da população em idade ativa — o peso de cada coorte na população de 16 a 70 anos. O segundo fator é a distribuição da instrução formal dentro de cada coorte — a média e a desigualdade de anos de estudo completados com sucesso. Estes dois fatores — demografia e educação por coorte — definem tanto o nível educacional médio como a distribuição da educação dentro da PIA para um ano qualquer. Neste texto, usamos uma projeção demográfica padrão e fazemos várias hipóteses sobre a evolução tanto da média como da desigualdade educacional. De acordo com essas hipóteses, é possível calcular quanto tempo melhorias no nível educacional de coortes sucessivas vão levar para se traduzir em melhorias significativas na distribuição da escolaridade da PIA. Os resultados, infelizmente, são um tanto pessimistas. Calculamos que até melhorias fortes com relação à tendência observada vão demorar anos ou até décadas para se transformar em dotações educacionais significativamente maiores e melhor distribuídas para a PIA. Em outras palavras, a inércia demográfica é um fator forte impedindo transformações dramáticas na distribuição da educação em períodos menores que algumas poucas décadas.
Rights holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
License: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Educação: Livros
Demografia. População: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.