Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1870.pdfArquivo principal536.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1870_sumario_executivo.pdfSumário executivo59.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Substituição de poupança interna por externa e sobreapreciações da taxa de câmbio
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1870: Substituição de poupança interna por externa e sobreapreciações da taxa de câmbio
Substitution of domestic savings by foreign savings and over-evaluate the real exchange
Authors: Rocha, Marcos
Marconi, Nelson
Abstract: O texto avalia a estratégia de crescimento com poupança externa adotada por muitos países e suas consequências. De acordo com Bresser-Pereira e Nakano (2003), existe nas economias emergentes uma alta taxa de substituição de poupança interna por externa durante o processo de influxo dos recursos estrangeiros, resultante desta estratégia de crescimento. Isto acontece porque, em geral, a maior parte do déficit em contracorrente se transforma em consumo de importados; a parcela gasta em investimento é pequena, dada a alta propensão a consumir dos países em desenvolvimento e as sobreapreciações cambiais derivadas desta política de crescimento. O estudo avaliou teórica e empiricamente a existência de substituição de poupança externa por interna nos países em desenvolvimento e o papel adverso da sobreapreciação da taxa de câmbio real (TCR). Para isso, foi utilizado um painel dinâmico, System-GMM, com 48 países de renda média como amostra, no período de 1970-2004. Os resultados mostram um processo de substituição de poupança interna por externa significativa, com interação entre sobreapreciação do câmbio e influxo de recursos externos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Sistema Monetário. Finanças. Bancos: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.