Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2092
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_859.pdf151.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Avaliação de programas sociais (Pnae, Planfor, Proger): eficiência relativa e esquemas de incentivo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 859: Avaliação de programas sociais (Pnae, Planfor, Proger): eficiência relativa e esquemas de incentivo
Evaluation of social programs (Pnae, Planfor, Proger): relative efficiency and incentive schemes
Authors: Cardoso, Larry C.
Façanha, Luís Otávio
Marinho, Alexandre
Abstract: Este trabalho é resultado do projeto elaborado no âmbito da REDE-IPEA, denominado Uma Avaliação da Eficiência dos Programas Sociais Brasileiros, que teve como objetivo fundamental analisar a eficiência de alguns dos principais programas sociais governamentais no Brasil. Eficiência significa a relação, formalmente representada, entre valores ótimos e valores efetivos, aplicada a recursos e resultados dos programas. Nos três casos estudados — Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor) e Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) — o estudo constata que a avaliação ainda constitui atividade incipiente. No que diz respeito ao tratamento preliminar dos dados, o trabalho utiliza a análise de envoltória de dados [data envelopment analysis (DEA)] por se tratar de técnica estruturada e flexível de aferição de eficiências comparativas, e que propicia informações adicionais a medidas de eficiência que podem ser exploradas de forma útil e pertinente para a avaliação. O estudo contempla as regras adotadas de financiamento e distribuição de recursos dos programas que, por princípio, devem avaliar consistentemente os agentes para os quais alocam recursos.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros
Desenvolvimento Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.