Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2103
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_870.pdf211.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: A política de preços mínimos e o desenvolvimento agrícola da região Centro-Oeste
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 870: A política de preços mínimos e o desenvolvimento agrícola da região Centro-Oeste
The minimum price policy and agricultural development of the Midwest
Authors: Rezende, Gervásio Castro de
Abstract: Este trabalho discute a política de fixação de preços mínimos para a região Centro-Oeste, adotada principalmente na década de 1980 e na primeira metade da de 1990, que não levava em conta, devidamente, os maiores custos de transporte entre essa região e as regiões consumidoras líquidas, comparativamente às demais regiões excedentárias. O trabalho apresenta, inicialmente, o argumento de que essa política deveria dificultar a integração de mercado entre o Centro-Oeste e as regiões consumidoras líquidas, em grau tanto maior quanto maior fosse a intensidade dessa política. Baseado nessa hipótese, procedeu-se a uma análise de integração de mercado e da atuação da política, que permitiu identificar o período 1985-1989, da “Nova República”, como aquele em que se verificou em maior grau essa inconsistência espacial da política de preços mínimos. O trabalho apresenta ainda dados inéditos sobre estoques formados naquela ocasião, que mostram a dimensão formidável que assumiu essa política; esses dados de estoques permitem também evidenciar as mudanças que ocorreram nessa política nos anos 1990. Finalmente, o trabalho apresenta o argumento de que, embora favorecendo o crescimento da produção agrícola do Centro-Oeste no curto prazo, no longo prazo as implicações dessa política foram prejudiciais ao desenvolvimento agrícola dessa região. A razão é que essa política não contribuía para a solução dos graves problemas de infraestrutura, de armazenagem e de financiamento da comercialização agrícola regional; na realidade, a política impedia que uma solução desses problemas fosse encaminhada, o que está ocorrendo só agora. Além disso, a manutenção de preços de grãos artificialmente elevados fazia com que a agroindústria consumidora ou processadora dos grãos não migrasse para a região, o que passou a ocorrer também só depois da desativação dessa política, já na década de 1990.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.