Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2145
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1894.pdfArquivo principal892.8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_1894_Sumario_executivo.pdfSumário executivo39.46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Governos estaduais no federalismo Brasileiro: capacidades e limitações no cenário atual
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1894: Governos estaduais no federalismo Brasileiro: capacidades e limitações no cenário atual
State governments in Brazilian Federalism: capabilities and limitations in current scenario
Authors: Monteiro Neto, Aristides
Abstract: Neste texto é feita uma proposta de agenda de estudos sobre o comportamento e a trajetória recentes das capacidades governativas em governos estaduais no Brasil. Tais capacidades são aqui entendidas como o conjunto de recursos: i) econômico-fiscais; e ii) político-institucionais disponíveis num dado instante nos governos subnacionais em relevo. Passada a fase mais dura do ajustamento das finanças públicas estaduais, durante os anos 1990 e o início dos 2000, a economia brasileira presenciou um ciclo de expansão econômica muito significativa entre 2005 e 2010. Por meio de importantes impulsos ao crescimento – de um lado, a expansão da política de gastos sociais e, de outro, a ampliação do investimento público federal e do crédito público para a atividade produtiva –, um ciclo ascendente teve impacto nas finanças estaduais, beneficiando-as. Teriam os governos estaduais se preparado para tal cenário de bonança? Que estratégias poderiam tais governos ter adotado para magnificar o efeito multiplicador dos recursos federais?
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.