Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2205
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_1043.pdf274.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Análise da estrutura da previdência privada brasileira : evolução do aparato legal
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 1043: Análise da estrutura da previdência privada brasileira : evolução do aparato legal
Analysis of the private pension Brazilian structure: evolution of the legal apparatus
Authors: Beltrão, Kaizô Iwakami
Leme, Fernanda Paes
Mendonça, João Luis de Oliveira
Sugahara, Sonoe
Abstract: Em um contexto de constantes mudanças no sistema previdenciário, motivadas sobretudo pelas profundas transformações no mercado de trabalho, nas estruturas familiar e demográfica, assim como na própria economia do país, a previdência privada passa a assumir papel de crescente relevância. A oferta privada de planos de aposentadorias e pensões não é novidade em nosso país. Contudo, foi principalmente a partir da regulamentação que esse setor ganhou maior representatividade na economia nacional. Na última década, o sistema previdenciário brasileiro foi reformado (Emenda Constitucional 20) e, como consequência dessa reforma, a previdência privada ganhou novo aparato legal. Este estudo descreve a evolução do regime privado de previdência, vis-à-vis as mudanças na legislação pertinente ao segmento, assim como oferece uma visão geral, em grandes números, do setor para, em um estudo posterior, analisarmos o perfil dos consumidores de produtos de previdência privada para o mesmo período.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Previdência. Previdência Social: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.