Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2223
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_0499.pdf296.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Uma Avaliação empírica do grau de flexibilidade alocativa do mercado de trabalho brasileiro
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 499: Uma Avaliação empírica do grau de flexibilidade alocativa do mercado de trabalho brasileiro
An empirical assessment of the allocative flexibility of the Brazilian labor market
Authors: Barros, Ricardo Paes de
Cruz, Luiz Eduardo Miranda
Foguel, Miguel Nathan
Mendonça, Rosane Silva Pinto de
Abstract: O trabalho pretende avaliar o grau de flexibilidade alocativa brasileira combinando medidas para grau de turbulência e de descasamento. A flexibilidade de um mercado é sua habilidade de ajuste a choques com rapidez e na extensão adequada. A magnitude do ajuste depende tanto do grau de flexibilidade como dos choques. Como estes são de difícil observação, utilizam-se mudanças ocorridas no médio prazo como medidas de choques, que são denominadas índices de turbulência do mercado. Estes são, essencialmente, uma medida de como variou a estrutura de mercado entre dois instantes do tempo. As medidas de descasamento, avaliadas pelo coeficiente de variação ao quadrado da taxa de desemprego, visam casar desempregados com postos de trabalho vagos ofertados num dado ponto do tempo. A análise é baseada em informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) entre 1976 e 1995 e pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) entre 1983 e 1996. Resultados indicam que o mercado de trabalho no Brasil tende a estar mais sujeito a maiores choques, embora o grau de flexibilidade seja superior ao do mercado dos países industrializados.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Demografia. População: Artigos
Emprego. Trabalho: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.