Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2286
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_765.pdf325.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Componente tecnológico comparativo das exportações ao MERCOSUL e ao resto do mundo
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 765: Componente tecnológico comparativo das exportações ao Mercosul e ao resto do mundo
Comparative technological component of exports to MERCOSUR and the rest of the world
Authors: Guimarães, Edson Peterli
Abstract: Este estudo identifica o comércio exterior do Mercosul, analisando os seus efeitos nas economias dos países-membros. São construídos, metodologicamente, alguns índices – comércio intra-setorial, orientação de comércio e intensidade comercial –, para apresentar as diferenças existentes entre o comércio restrito ao Mercosul e entre este e outros países. No julgamento dos resultados apresentados, o acordo do Mercosul tem propiciado a criação de vantagens comparativas dinâmicas na região, bem como modificações no comportamento dos setores industriais intensivos em capital e tecnologia favoráveis à adoção de estratégias multilaterais de comércio exterior. Adicionalmente, o estudo mostra que o acordo Mercosul tem permitido a obtenção de sinergias produtivas e comerciais entre empresas argentinas e brasileiras que qualificam a construção de um mercado comum na região.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Comércio Internacional: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.